Arame concertina: o que é e como ele pode proteger o meu imóvel?
A segurança patrimonial segue sendo um dos assuntos mais pesquisados e comentados na atualidade.
Conforme crescem os números de assaltos, arrombamentos e invasões de propriedades, cresce também, a necessidade de se informar mais sobre as maneiras de se proteger um imóvel ou empresa.
O arame concertina traz sempre muitas dúvidas, já que os ladrões estão mais espertos e conseguem burlar os sistemas de segurança com mais facilidade.
Um método antigo, o arame concertina continua sendo utilizado como barreira de proteção nos dias atuais tanto em zonas urbanas, como em zonas rurais.
No entanto, esse tipo de cerca demanda uma atenção e cuidado maior, já que suas lâminas cortantes são extremamente perigosas para crianças, animais e até mesmo adultos.
Veja mais sobre a cerca de arame concertina a seguir:
O que é?
A Concertina é o nome dado a uma cerca em espiral, composta por lâminas de aços cortantes afiadas e pontiagudas. Pode ser conhecida como cerca ouriço, ou cerca de proteção. O design que o arame concertina apresenta tem base nas operações militares, sendo considerado uma evolução do arame farpado. O nome concertina vem pelo formato de sanfona que a cerca imita quando instalada.
Além de ser mais protetora que as telas de arame e arames farpados, a Concertina também é mais barata que outras barreiras de segurança como a cerca elétrica e seu custo benefício acaba sendo mais em conta.
Pode ser instalado na parte superior dos muros e cercas, e é importante que tenha um número alto dos espirais para garantir a segurança total do local. A Concertina pode ser usada também em propriedades rurais, e instaladas em telhados e portões.
No mercado existem quatro tipos:
- Concertina Simples: possui menos esperais, porém, as lâminas ainda são altamente cortantes. Indicada para locais de pouco risco.
- Concertina Dupla Clipada: os espirais são constituídos por clips de aço, deixando o espaçamento reduzido e garantindo uma proteção perimetral mais elevada.
- Concertina Flat: aço galvalume de alta tensão de ruptura são indicados para portões e alambrados.
- Concertina Colorida: pode ser de qualquer um dos modelos citados acima, mudando apenas a cor do arame.
- Concertina Eletrificada: uma soma da Concertina com a cerca elétrica. Necessita de uma autorização dada a empresa contratada para realizar a instalação da mesma.
Quais são seus diferenciais?
Um dos maiores diferencias é a resistência do aço usado no arame concertina, reduzindo significantemente a possibilidade de qualquer alicate normal cortá-lo. Também não pode ser arrebentado por mãos, já que além de resistente, suas lanças são altamente cortantes e afiadas.
Por ser desenhada em formato espiral, o corte ou perfuração causada pelo arame concertina atinge várias direções diferentes, o que dificulta o acesso dos ladrões em áreas protegidas com esse material.
Outro ponto positivo a respeito do arame concertina é o fato de cobrirem todo o perímetro da propriedade, e caso os ladrões consigam burlar algum trecho do arame, terão de sair por esse mesmo local, o que desestimula o plano de roubo.
Cerca elétrica ou arame concertina?
Para decidir entre a Concertina e a cerca elétrica, é preciso analisar os prós e contras de cada produto, e em seguida, comparar com a sua necessidade, e a de seu imóvel.
O arame concertina, como já citado acima, não pode ser burlado facilmente com as mãos ou alicates. Não requer manutenção, e a instalação é simples. Porém, sua instalação é perigosa e requer muito cuidado, e deve ser feita por profissionais.
A duração do arame concertina é relativamente alta, e pode ser considerada uma barreira de segurança de nível máximo, se bem instalada.
Falando da cerca elétrica, um dos benefícios é que pode ser ligada ao alarme e o proprietário será informado imediatamente em casos de rompimento ou aterramento de um dos fios. Seu choque é de alta tensão e baixa corrente, podendo variar de intensidade conforme a marca do produto, podendo chegar a 8.000 volts. Ou seja, não há queimaduras e não faz com que pessoas ou animais fiquem presos a ela. O que garante um perigo menor para aquelas que possuem animais de estimação ou crianças pequenas.
No entanto, o custo da manutenção e instalação, e até mesmo do produto em si, é bastante elevado, além de requerer uma manutenção mais frequente. Essa cerca pode ser burlada com facilidade e é mais frágil do que as cercas de arame concertina.
Outro ponto negativo é que só podem ser instaladas em muros com mais de 2,2 metros de altura, e não são indicadas para áreas rurais.
Apesar de a concertina ser indicada para alturas maiores de 2 metros para maior segurança de crianças e animais, não é uma regra e pode ser instalada em qualquer altura que o proprietário desejar.
Vale lembrar que a cerca elétrica deve ser certificada pelo INMETRO, e que há necessidade de uma autorização dada a empresa que irá instalar a cerca na sua propriedade.
Quais são as garantias?
Embora seja um produto de alta qualidade, composto por alumínio, silício e zinco, e muitas vezes é inoxidável, a cerca de arame concertina pode enferrujar com a chuva e ações do tempo. Porém, isso não interfere de maneira nenhuma em sua eficácia, e pode contribuir para que a cerca se torne ainda mais intimidara para invasores em potencial.
Isso significa que além da barreira física, cria-se também uma barreira psicológica.
Por ser altamente cortante, será difícil que algum ladrão consiga passar pelo arame concertina sem que haja cortes ou perfurações, podendo deixar o sangue do mesmo em uma das lâminas, tornando a identificação muito mais fácil.
Com sua aparência amedrontadora, muitos bandidos em potencial acabam desistindo de efetuar o assalto por medo de se machucarem, e por não ser uma barreira de fácil acesso, já que é difícil burlar o arame altamente resistente.
O espaçamento pequeno entre os espirais dificulta o acesso por entre as lâminas, tornando quase impossível passar por elas sem ser perfurado ou cortado pelo menos uma vez.