Como os ladrões escolhem uma casa para invadir?
O número de crimes de roubo e furto praticados em residências aumentou significativamente nos últimos anos. Os crimes acontecem tanto em casa, quanto em apartamentos. Os ladrões hoje estão cada vez mais espertos. Então, se deseja viver com tranquilidade, deve prestar atenção em algumas regras básicas de segurança.
Como os ladrões escolhem uma casa para invadir?
O ladrão, geralmente, entrará em uma propriedade por duas razões principais:
- Descuido total da vítima;
- O marginal já possui informações de alguém (empregado, vizinho, prestador de serviço, amigo do filho etc.) acerca do que roubar e da rotina dos moradores.
Regras básicas de segurança
- Não comente sobre a sua rotina com empregados ou conhecidos. Principalmente, desconhecidos.
- Fique atento as portas, janelas, portões abertos e sem vigilância. Os ladrões adoram o descuido das pessoas.
- Para verificar se a cada está vazia, os bandidos tocam o interfone, campainha ou telefonam para a residência. Então, se um desconhecido tocar seu interfone, fique em alerta, ele pode estar sondando o local.
- Casas com grades baixas e sem sistema se segurança são o alvo preferido dos ladrões. Por isso é importante investir em cercas de segurança.
O bandido sempre procuram seguir a lei do menor esforço.
- Terrenos desocupados ao lado dos imóveis são utilizados como ponto de observação e, também, como trampolim para entrar na propriedade.
- Não permita que pessoas estranhas, com pretexto de fazer pesquisas ou demonstrar lançamento de produtos, adentrem em sua casa.
Leia mais: Campainha tocou: fique atento!
- Não deixe objetos (brinquedos, bicicletas, roupas, sapatos, botijão de gás etc.) largados no quintal ou na varanda de sua casa. Se assim o fizer, estará “implorando” para que o ladrão “visite” sua residência.
- Os ladrões utilizam de crianças e falsos vendedores para conhecer os hábitos da família que será a vítima da vez.
Leia mais: Onde é mais seguro morar?