Campainha tocou: fique atento!
Do que adianta a casa estar toda protegida, se os moradores não tomam os devidos cuidados. Atualmente, os ladrões estão criativos, eles inventam formas de entrar na propriedade sem fazer alarde. A campainha é uma dessas formas. Por isso, sempre que ela tocar, é necessário agir com precaução. Se não espera ninguém, não abra sem averiguar quem é.
Os ladrões podem se passar por funcionários da prefeitura, do Correio, da Cemig, etc. Então, mesmo que pareça extremamente legítimo, se estiver sozinho na casa, escolha não abrir e, claro, não fale que está só. Peça para voltar em outra hora. Se for apartamento, recomenda-se descer e, antes de abrir a portaria, verificar os documentos, identificação, etc. Não aproxime muito da porta, pois pode ser facilmente dominado, caso for mesmo um marginal.
Para exemplificar, recentemente, num bairro nobre de São Paulo, um homem muito bem vestido, se apresentou pela manhã na portaria de um edifício. Pelo interfone, identificou-se como gerente de uma nova pizzaria do bairro e solicitou ao porteiro que distribuísse a propaganda de seu negócio em todos os apartamentos, em troca, no período noturno, traria duas pizzas de presente. No mesmo dia, por volta das 22 h, a mesma pessoa surge na frente da guarita, segurando caixa apropriada para carregar pizzas. O porteiro, todo entusiasmado, acionou a abertura do portão. O entregador, ao invés de retirar pizzas da caixa, sacou uma pistola e o rendeu, permitindo em seguida, a entrada de seus comparsas, que praticaram, com extrema facilidade, um arrastão no condomínio.
Sendo assim, mesmo em condomínios, onde a segurança é supostamente maior, é possível acontecer esse tipo de coisa, caso os moradores e porteiros não ficarem atentos.
Ao pressentir perigo, ligue imediatamente para o fone 190 e solicite uma viatura para averiguar os suspeitos.