Segurança em escolas particulares
Antes de matricular os filhos na escola, os pais devem verificar se o local é seguro. É importante que o ambiente seja protegido contra assaltos, invasões ou de alunos mal intencionados, afinal, as crianças passam a maior parte do tempo dentro dela.
- É importante verificar se o bairro, a estrutura e os arredores da escola não apresentam ameaças aos alunos. Se ela está perto de periferias, é interessante investigar os antecedentes da escola.
- Geralmente, existe uma patrulha da polícia militar nas escolas. Verifique se a escola que você pretende matricular seu filho faz parte da rotina dos policiais.
- Nas escolas existem projetos para conscientizar os alunos sobre, por exemplo, o uso das drogas. Vale a pena conferir se projetos desse tipo atuam na escola selecionada. Caso não, solicite na direção da escola palestras ou cursos de conscientização.
- Mantenha-se em contato com pais dos alunos e sempre compareça às reuniões. A união dos responsáveis pelos alunos é importante para manter o ambiente da escola sempre seguro.
- Verifique a iluminação do local tanto no caminho, quanto ao redor da escola.
- É importante que você se relacione com a comunidade e com quem trabalha na escola.
- Procure conhecer as amizades de seu filho.
- Conscientize seu filho sobre os perigos que a escola pode oferecer.