Como treinar seu cão para proteger você
Naturalmente, um cachorro já é protetor do seu mestre e dos outros membros da família, devido ao seu instinto e natureza. O que muitas pessoas fazem é aperfeiçoar essa habilidade dos cães, através de treinamentos e ensinamentos. Confira alguns deles:
Modo de treino
Existem pessoas que treinam seu cachorro para fazer o mal, ensinando o comando “atacar” e treinando o cão para agir de forma agressiva em algumas situações.
Tenha cuidado com essa forma de treinamento, uma vez que os cães treinados assim podem confundir o que é “errado” e “certo” em certas situações e acabar ferindo um inocente.
Socialize o seu cão
Faça com que o seu cachorro entre em contato com seus familiares, pessoas diferentes e outros animais, em lugares movimentados. Dessa forma, ele acostumará com você e seus familiares. Além disso, o cachorro se habituará com sons, ruídos e movimentos diferentes da sua casa. Assim, ele saberá separar um ruído normal, sem perigo, de um ruído estranho.
Cão-guarda a noite
Na parte da noite, dê uma volta na casa com o cão e deixe ele explorar todo o ambiente. Repita esse exercício até ele ter o controle sobre área. Depois, o cachorro começará a fazer isso automaticamente.
Recompensa
A recompensa é a melhor forma de motivação. Agrade seu cachorro sempre que ele fizer algo correto, seja com biscoitinhos ou com abraços apertados. Eles reconhecerão que estão fazendo certo e continuarão. Caso eles fazerem algo errado, mude o tom de voz em tom de repreensão.
Enfim…
- Treine seu cão para defender e prevenir e não atacar.
- Não use objetos para corrigir o seu cão. Não bata, somente repreenda com um tom de voz diferente.
- O treinamento é mais eficaz com cachorros filhotes.