Violência em BH: plano de segurança do ano de 2004 não surte mais efeito no Estado
Há dez anos, quando Belo Horizonte tinha um roubo a cada 14 minutos, o governo de Minas lançou um grande plano de combate à criminalidade. A medida funcionou por cinco anos e reduziu os índices no período em questão. Porém, os crimes voltaram a subir. Em 2013, de acordo com o portal O TEMPO, a cidade chegou a registrar 28.640 assaltos – praticamente um a cada 19 minutos –, mais que em 2006, que teve 27.801.
O plano de segurança do ano de 2004 não surte mais efeito no Estado
Segundo Frederico Couto Marinho, pesquisador do Crisp, o plano de segurança do Estado não foi renovado nos últimos anos.
“Os investimentos foram basicamente de custeio. As políticas lançadas deixaram de ser eficientes, e não há cobranças por resultados. Não houve inovação em investigação, por exemplo”.
Em 2010, era para ter sido feita uma avaliação dos resultados do plano lançado em 2004, uma vez que a meta era chegar em 2014 com uma redução expressiva da violência.
E agora?
O governador de Minas falou recentemente em uma entrevista do programa Roda Viva, a importância de unir as forças do governo federal, Estados, municípios e sociedade para enfrentar a criminalidade.
Leia mais: