Dúvidas frequentes sobre a concertina

Proteger o imóvel para evitar roubos e aumentar sua segurança era considerado um capricho, mas hoje com o alto número de arrombamentos e a insegurança pairando sobre a cabeça do brasileiro, se tornou uma necessidade.

A concertina é uma cerca de aço feita em forma de espiral. No caso de um ladrão tentar passar por cima da cerca, é quase certo que ele sofrerá algum tipo de dano. Ela é instalada em toda a extensão do muro, de forma não permitir que o invasor faça grandes manobras.

Há diversos tipos de concertina, as principais são: Concertina Simples, Dupla e Eletrificada.

  • Concertina Simples: por possuir espirais mais espaçados, é recomendada para áreas de menor risco.
  • Concertina Dupla: por possui um menor espaço entre os espirais, é indicada para áreas de maior risco.
  • Concertina Eletrificada: as espirais contam com lâminas eletrificadas que emitem choques ao entrarem em contato com objetos.

Quando é recomendado usar concertina eletrificada e quando é recomendado usar Concertina Simples ou Dupla?

A cerca de Concertina simples é equipada com espirais espaçados e, por isso, é recomendada para áreas menos vulneráveis.

Já a Concertina Dupla possui clipes perfuro-cortantes e, para quem olha de fora, é quase impossível tentar pular a cerca e sair ileso. Então, ela faz um excelente papel de vigilante 24 horas em locais mais vulneráveis.

A Concertina Eletrificada é a Concertina Dupla, só que com alarme. Ele é acionado em caso de contato com suas lâminas.

Quais os erros mais comuns na instalação?

Os erros são não medir a distância entre os espirais, ou seja, deixar espaços maiores entre alguns e menores entre outros. Não se certificar se o material realmente é de qualidade e se pode ser cortado facilmente, pois a cerca Concertina só pode se cortada com ferramentas muito resistentes, ou seja, alicates e tesouras simples não conseguem quebrá-la. Se atentar também se os clipes e arames estão bem presos, evitando que ocorra o deslocamento em época de ventos fortes e também por meliantes.

Existe uma altura ideal para instalação da cerca concertina?

Hoje cada estado tem uma regulamentação quanto a altura de instalação das concertinas, mas as empresas de instalação adotam uma altura mínima de 2,50 metros, a fim de evitar acidentes com crianças, pedestres e animais. A altura pode variar, mas é indicado que não seja maior que 3 metros.

Existe uma regulamentação para instalação?

Como dito, cada município tem alguns pontos específicos para a instalação. Em Minas Gerais, a altura deve ser de 2,50m e a cerca deve ser instalada ao redor do terreno, evitando passar para o imóvel vizinho. A má instalação está prevista na Lei 8616/03, art.199 e Decreto 11601/04, art.103 e pode haver a aplicação de multas.

O que você achou desse post?
  • Interessante (1)
  • Poderia ter mais informações! (0)
  • Útil (0)
  • Ótimo! (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

53.947 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress