Cerca de arame cortante

Era comum vermos alguns métodos considerados bastante diferenciados como cacos de vidros ou até mesmo amontoados de arames farpados na hora de proteger a residências de assaltantes em potenciais. Porém, quanto mais o tempo passa, mais ineficaz esses métodos se tornam.

Os ladrões já conseguem burlar todas as barreiras de segurança usadas antigamente, sem esforço.

Um corte na mão não faria tanta diferença, e um alicate resolveria logo o problema dos arames. Foi pensando nisso que os métodos de segurança passaram por uma inovação, e evoluíram. O arame farpado, por exemplo, foi substituído por cercas de arame cortante, e os cacos de vidro deram espaço às cercas elétricas.

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento apontou que a violência no Brasil aumentou 90,1%. Com isso, vem crescendo a necessidade de implantar métodos de segurança cada vez mais eficazes em residências e áreas empresariais. Ao caminhar pelas ruas, é difícil notar alguma casa sem proteção.

Dentre os equipamentos mais procurados, está a já citada cerca de arame cortante.

Cerca de arame cortante: o que é?

Cerca de arame cortante, ou Concertina, são arames laminados produzidos em formato caracol no qual lâminas cortantes e perfurantes são posicionadas estrategicamente. Pode ser instalado em locais altos, muros, cercas e até mesmo em locais baixo, contanto que não proporcione riscos para pedestres e crianças.

Considerada uma versão mais eficaz do arame farpado, a cerca de arame Concertina é capaz de causar cortes profundos por toda a pele do assaltante. É fabricada em aço galvanizado, aço galvalume ou em aço inoxidável, dependendo do modelo.

O aço inoxidável nada mais é do que uma liga de crómio e ferro, podendo conter também outros elementos como o molibdénio, níquel e propriedades superiores ao aço comum. Por esse motivo, o aço apresenta uma alta resistência à oxidação. Já o galvanizado é considerado a alternativa mais ecologicamente correta entres os três tipos citados, também evitando corrosões desse tipo de material. Por fim, o aço galvalume é o que mais apresenta resistência e durabilidade, composto por alumínio, silício e zinco.

O arame interno de alta resistência presente na cerca, contribui para uma melhor sustentação dos espirais. Dessa forma, o possível assaltante pode perder o interesse da invasão ao se deparar com esse tipo de cerca por medo.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem a ser destacada sobre a cerca de arame cortante é o baixo custo benefício. Além de ser mais barata do que cercas elétricas, sua manutenção é nula. Sua instalação mais fácil se comparada às outras, e capacidade de se adaptar a qualquer método de instalação também é um ponto a mais que ajuda na escolha do material. No entanto, é importante que a instalação seja feita por profissionais, uma vez que o arame é altamente cortante.

Seu acabamento moderno também pode ser um diferencial quando comparamos com os métodos utilizados no passado. Além de design mais atraentes, também podem assustar as pessoas com mais sucesso do que meros cacos de vidro.

A cerca de arame cortante é quase impossível de ser burlada, pois não há meios de arrebentá-la com as mãos, e devido à alta qualidade do aço da qual é produzida alicates comuns não são capazes de cortar seus arames. Caso o ladrão pense em passar por essa cerca, certamente sairá ferido, já que a foi projetada para que as lâminas atingissem o assaltante em pontos diferentes por todos os lados.

Outra vantagem muito importante de se ressaltar, é a barreira psicológica criada, além da barreira física. Os bandidos não costumam enfrentar esse tipo de cerca com medo de se machucarem seriamente. Pesquisas mostraram que 98% daqueles que tinham a cerca de arame cortante instalada em suas propriedades, nunca mais tiveram problemas a respeito de invasão do perímetro protegido. Independe de residências ou empresas, todos os locais mantiveram assaltantes distantes após a instalação da cerca.

Outro dado importante de se ressaltar é que cerca de 80% das pessoas entrevistadas instalaram a cerca após alguma tentativa de furto. As quais poderiam ser evitadas com uma barreira de segurança eficaz.

Por ser inoxidável, a preocupação com a ferrugem na cerca de arame cortante é baixa, porém, não nula. Algumas condições e situações podem desencadear o enferrujamento da cerca, tais como chuvas ácidas, umidade, vegetação entre a cerca, maresia/salinidade, poluição, entre outras.

Mas, diferente do que se pode pensar, a ferrugem não altera de forma alguma a eficácia do produto, e pode até contribuir para uma maior intimidação aos possíveis ladrões, intensificando ainda mais a proteção do local. Era o que costumava acontecer com os arames farpados enferrujados usados antigamente, temidos pelos ladrões principalmente pela ferrugem que poderia desencadear algum tipo de doença como o tétano.

Como a cerca de arame cortante reforça a segurança de um imóvel?

Além de ser quase impossível burlar a cerca de arame cortante, como já citado, seja por alicates convencionais ou possível tentativa de arrebentar com as mãos, as lâminas são afiadas o suficiente para cortar a pele com um simples toque. Seu formato em caracol contribui para que as perfurações sejam feitas em várias direções diferentes, e isso dificulta o ladrão a passar por entre as lâminas sem se machucar.

A instalação geralmente é realizada por todo o perímetro do local, não deixando brechas para assaltantes que pretendam invadir a propriedade. Dessa forma, caso consigam burlar a cerca, terão que sair pelo menos local onde entraram, o que desestimula qualquer plano de assalto pela dificuldade apresentada. Nessa tentativa de burlar o arame, o ladrão certamente irá se cortar e deixará vestígios do seu sangue, facilitando a identificação do mesmo.

Onde comprar?

As cercas de arame cortantes ou Concertinas são facilmente encontradas em lojas de materiais de construção, e algumas empresas especialistas em kits de segurança disponibilizam esse tipo de material. Podem ser encontradas online, também. Um exemplo de lojas desse tipo é a nossa empresa Perimetral Segurança, onde você encontra vários modelos de cercas e barreiras de segurança para melhor proteção da sua residência ou empresa.

O que você achou desse post?
  • Poderia ter mais informações! (0)
  • Útil (0)
  • Interessante (0)
  • Ótimo! (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

53.828 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress