Melhore a segurança dos seus filhos em casa
De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 5 mil crianças, de 1 a 14 anos, morrem por ano devido a acidentes. O mais triste é que 90% dos casos de acidentes domésticos poderiam ser evitados com algumas atitudes de prevenção.
A cozinha é o lugar mais perigoso da casa, diz a pediatra, Cláudia Renata L. Silva. Por isso, “os aparelhos elétricos devem ser mantidos longe do alcance das crianças e elas nunca devem manuseá-los sozinhas”. Quando for cozinhar, mantenha as crianças longe e sempre coloque os cabos das panelas virados para a parte de dentro do fogão.
Ainda na cozinha, deixe as facas e utensílios pontiagudos em gavetas altas, para dificultar o acesso. Se atente para a mesa também, pois a criança pode puxar a toalha e “tudo que tem em cima da mesa vai cair nela, e os alimentos quentes podem causar queimaduras de até 3º grau”, explica a pediatra.
Apartamentos ou casas com mais de um andar devem ter telas de proteção nas janelas e travas que só podem ser acionadas por um adulto. Na escada, evite o uso de tapetes no local e é imprescindível o corrimão, além de um piso adequado para prevenir escorregões.
As tomadas que não são utilizadas devem ser lacradas com fitas ou tampas de segurança. Isso evitará que os pequenos coloquem os dedinhos nos buracos das tomadas.
Na área de serviço, coloque os produtos de limpeza dentro de um armário com tranca, se possível. Observação importante: nunca reutilize embalagens de refrigerante ou de comida para armazenar produtos de limpeza. A mesma coisa para os remédios, mantenha eles fora do alcance das crianças.
Por fim, os banheiros. Se você tiver uma banheira ou utilizar baldes de plásticos, nunca deixe os bebês sozinhos durante o banho e esvazie os recipientes assim que utilizá-los. Além disso, evite deixar barbeadores elétricos e secadores ligados na tomada. Se tiver piscina, mesmo que de plástico e pequena, não as deixe destampadas e evite que as crianças tenham acesso à elas se estiverem sozinhas.
Fonte: Cidade Verde.